Blog Detalhes

O que é IA generativa?

O que é IA generativa?

31/12/1969

Inteligência Artificial (IA). Nos últimos tempos, essa tem sido a tecnologia mais referenciada e utilizada, tanto pelas organizações quanto pelas próprias pessoas. Seu potencial de aplicação é diverso, garantindo uma série de vantagens, entre as quais se destacam o aumento da produtividade e maior criatividade nos processos.

Mas, entre os diversos tipos de IA, existe uma que tem chamado a atenção e cuja evolução ainda será ampliada: a Inteligência Artificial Generativa. Esse ramo diz respeito à capacitação das máquinas para que entendam linguagem e produzam conteúdo.

Nas próximas linhas, entenda sobre o conceito de IA generativa, o panorama de sua evolução, compreendendo desde os primórdios do seu desenvolvimento até o momento atual, além de dados e as principais aplicações para negócios em seus diferentes setores.

O que é IA generativa? 

A IA generativa é um tipo de inteligência artificial que se caracteriza pela possibilidade de criação de conteúdo, como textos, imagens e áudio. Ela utiliza um conjunto de dados para estabelecer padrões e gerar novos conteúdos a partir deles

Popularizada pelo ChatGPT, teve como ponto fundamental de desenvolvimento a proliferação de conjuntos de dados massivos e do poder computacional nos últimos anos, que permitiram que pesquisadores explorassem novos horizontes na geração de conteúdo criativo.

Impactos da IA Generativa no mercado de trabalho 

Segundo a Goldman Sachs Research, o uso massivo da IA Generativa pode gerar um aumento de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) global. Esse percentual equivaleria a aproximadamente 7 biliões de dólares. O grupo financeiro avalia que isso poderia aumentar num período de 10 anos o crescimento da produtividade em 1,5 pontos percentuais.

Além disso, a mesma pesquisa dimensiona os impactos da IA Generativa nos modelos de trabalho. Considerando as 900 profissões existentes na atualidade nos EUA, economistas da Goldman Sachs Research acreditam que cerca de dois terços das ocupações estão expostas a algum grau de automatização desempenhada pela tecnologia.

Tipos de Inteligência Artificial Generativa 

Antes de dar prosseguimento à análise em torno da influência da IA Generativa nos negócios, vale a pena revisitar seus tipos e aplicações

Redes Neurais Generativas Adversariais (GANs) 

As Redes Neurais Generativas Adversariais (GANs) estão entre os tipos mais conhecidos e influentes de IA Generativa. O conceito é geralmente relacionado ao estudo conduzido por Ian Goodfellow e seus colegas em 2014, junto à Cornell University.

As GANs consistem em duas redes neurais concorrentes, sendo uma geradora e outra discriminadora. A primeira cria amostras de dados, entre elas imagens, enquanto a discriminadora tenta distinguir entre as amostras geradas e reais. Durante o treinamento, essas redes competem entre si — daí o nome — com a proposta de que a rede neural geradora possa produzir resultados cada vez mais realistas.

Quanto à prática, as GANs podem ser utilizadas na geração de imagens, vídeos e até mesmo na criação de conteúdo textual. Elas são empregadas em campos como visão computacional, design gráfico, moda, entretenimento e simulação de dados.

Large Language Models (LLMs) 

Os grandes modelos de linguagem, também conhecidos como LLMs, são treinados com grandes volumes de dados. Esse tipo de IA generativa, que tem como exemplo o ChatGPT, utiliza de machine learning e processamento de linguagem natural (NLP) para entender linguagem e gerar respostas. 

O grande diferencial desse modelo é o reconhecimento de relações entre as palavras, que possibilita interagir com humanos e gerar conteúdos a partir dessas conversas com base nos bancos de dados que o alimentam.

Nosso site utiliza cookies segurança de navegação.